Uma organização voltada para a cultura ocêanica, a
conservação e o uso sustentável de recursos naturais
Uma organização voltada para a cultura ocêanica, a conservação e o uso sustentável de recursos naturais
O Instituto Coral Vivo é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como missão contribuir para a conservação ambiental, com foco nos ambientes marinhos e coralíneos. Fundado em 2013, com sede em Santa Cruz Cabrália, BA, a principal iniciativa do instituto é o Projeto Coral Vivo – um dos maiores e mais importantes projetos de conservação marinha da história brasileira – mas também apoiamos e desenvolvemos outros projetos e somos também um produtor de conteúdo de reconhecida excelência e qualidade.
O Instituto Coral Vivo é membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (Porto Seguro e Prado), está regularmente inscrito no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) e, em 2016, foi formalmente indicado pelo ICMBio para realizar a Coordenação Executiva do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), o qual ainda integra.
Cada projeto desenvolvido pelo instituto tem seus próprios patrocinadores e apoiadores, e o instituto em si está aberto a doações e colaborações para manter sua sustentabilidade e ampliar o alcance de suas ações.
O Instituto Coral Vivo é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como missão contribuir para a conservação ambiental, com foco nos ambientes marinhos e coralíneos. Fundado em 2013, com sede em Santa Cruz Cabrália, BA, a principal iniciativa do instituto é o Projeto Coral Vivo, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação marinha da história brasileira. Também apoiamos e desenvolvemos outros projetos e somos um produtor de conteúdo de reconhecida excelência e qualidade. O Instituto Coral Vivo é membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (Porto Seguro e Prado), está regularmente inscrito no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) e, em 2016, foi formalmente indicado pelo ICMBio para realizar a Coordenação Executiva do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), o qual ainda integra. Cada projeto desenvolvido pelo instituto tem seus próprios patrocinadores e apoiadores, e o instituto em si está aberto a doações e colaborações para manter sua sustentabilidade e ampliar o alcance de suas ações.
Fazer download agora
Nossa equipe de conselheiros é composta por especialistas experientes e comprometidos com nossa missão trazendo conselhos e indicando estratégias para nos ajudar a alcançar nossos objetivos e impactar positivamente a sociedade
e o meio ambiente
Nossa equipe de conselheiros é composta por especialistas experientes e comprometidos
com nossa missão trazendo conselhos e indicando estratégias para nos ajudar
a alcançar nossos objetivos e impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente
Nasceu em Peabiru, Paraná, em 1964. Graduou-se em Oceanologia pela FURG, fez mestrado em Ciências Biológicas pela UFRGS, doutorado em Oceanologia na Université de l État à Liège, da Bélgica, e pós-doutorado pela McMaster University, do Canadá. É professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da FURG. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada, e realiza pesquisas na área de Adaptações Fisiológicas e Efeitos Fisiológicos de Poluentes em animais aquáticos. Tem uma robusta produção acadêmica, que inclui 268 artigos científicos em revistas especializadas, 16 capítulos de livros e um livro autoral. Atua no Projeto Coral Vivo desde setembro de 2011 e é membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1958. É biólogo marinho formado pela UFRJ, com doutorado em zoologia pela USP e professor titular aposentado do Museu Nacional/UFRJ. Publicou dezenas de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em divulgação científica e na área de políticas públicas. Participou do movimento para criação dos Parques Nacionais dos Abrolhos e de Fernando de Noronha, entre outras unidades de conservação. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Débora Pires, em 2003, atuando como Coordenador Geral por 14 anos (2003-2017). Foi um dos fundadores do Instituto Coral Vivo (2013). Atualmente é Coordenador de Planejamento do Projeto Coral Vivo e membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Santos, São Paulo, em 1972. É bacharel em Biologia, com mestrado em Ecologia e doutorado em Zoologia, todos pelo Instituto de Biociências da USP. Publicou mais de 50 artigos em periódicos científicos indexados, 3 livros e 12 capítulos de livros acadêmicos e de divulgação científica. É editor associado dos periódicos Biota Neotropica, Frontiers in Marine Science, Zookeys e Revista de Investigaciones Marinas (Cuba). É instrutor da National Association of Underwater Instructors. Foi docente da UFC de 2002 a 2014, na qual atuou no Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Suas principais linhas de pesquisa são Ecologia recifal, sistemática e biogeografia de organismos recifais e biologia de invertebrados bênticos. É Coordenador Regional de São Paulo do Projeto Coral Vivo, Membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo, Professor Associado do IOUSP, responsável pelo Laboratório de Biologia Recifal (BioRec) e Chefe do Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1958. É doutora em ciências biológicas e sempre focou suas atividades em zoologia marinha. É também professora titular aposentada do Museu Nacional/UFRJ. Publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em publicações de artigos e livros de divulgação científica e também em políticas públicas, destacando-se seu envolvimento na criação de várias unidades de conservação marinha. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Clovis Castro, em 2003, atuando em sua rede de pesquisas e como Coordenadora de Comunicação por 16 anos. Atualmente é Coordenadora de Criação e Produção do projeto, no qual faz também a consultoria científica de todas as publicações, e é membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1975. É bacharel em Ciências Biológicas pela UNIRIO, mestre em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ e o doutor em Ecologia do Instituto de Biologia/UFRJ. Foi Professor Visitante Estrangeiro do Museu Nacional/ UFRJ de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Oceanografia e Ecologia Aquática, com ênfase em interação entre os organismos e parâmetros ambientais. Atua no entendimento da distribuição e dinâmica populacional de organismos bentônicos e sua relação com fatores ambientais naturais e antropogênicos. Seu principal interesse tem sido a aplicação de estudos eco-fisiológicos na avaliação e monitoramento de impactos antrópicos de escala local e global em ambientes recifais e continentais. É pesquisador da Fundação COPPETEC, sediado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/ UFRJ), Presidente do Instituto Coral Vivo e membro do Comitê de Pesquisas do Projeto Coral Vivo.
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1986. É bacharel e doutor em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Publicou mais de 30 artigos científicos e capítulos de livros, e atuou como revisor para mais de 30 periódicos científicos indexados internacionais. Recebeu três prêmios de mérito científico, dois deles internacionais. Foi membro do corpo editorial do periódico Frontiers in Marine Science, no tema Coral Reef Research. Suas principais linhas de pesquisa são ecologia recifal; biologia molecular e genética de zooxantelas; desenvolvimento larval de organismos recifais; ecologia trófica de corais; e mudanças climáticas em recifes de corais. É Coordenador de Pesquisas do Projeto Coral Vivo, Vice-presidente do Instituto Coral Vivo, e Professor Doutor do IO-USP, responsável pelo Laboratório de Recifes de Corais e Mudanças Climáticas (LARC).
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1979. Graduou-se em Zootecnia pela UEM, fez mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (NUPELIA) pela mesma instituição, doutorado em Oceanografia pela UFPE e pós-doutorado pela UFRPE / Departamento de Pesca e Aquicultura, na área de ecologia trófica. Desenvolveu trabalhos experimentais com abordagens em comunidades, trabalhando desde as planícies alagadas até os ambientes estuarinos, sempre com ênfase em ecologia trófica (microcosmos). É chefe da Base de Pesquisa do Projeto Coral Vivo, na qual desenvolve atividades de monitoramento e pesquisa em ecossistemas coralíneos. Representa o Coral Vivo em conselhos gestores de Unidades de Conservação da Costa do Descobrimento, como os parques marinhos do Recife de Fora, Coroa Alta e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. É membro do Conselho Diretor do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Curitiba, Paraná, em 1982. Oceanógrafa, tem doutorado em oceanografia biológica e é especialista em zoologia. Desde o início de sua vida profissional atuou em projetos e cursos de ecologia e conservação marinha, com monitoramento ambiental, comunidades de pescadores e populações tradicionais, impactos antrópicos, estudos sobre o lixo marinho e manutenção de unidades de conservação marinhas. É Coordenadora Geral do Projeto Coral Vivo, desde 2017, e é membro do Conselho Diretor do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Brasília, em 1973. Formou-se bióloga pela UNICAMP e fez mestrado e doutorado no Museu Nacional – UFRJ. Trabalhou na implementação da base de pesquisa e visitação do Projeto Coral Vivo em Porto Seguro, Bahia. É professora do departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, onde tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão focados em compreender e informar sobre a dinâmica espacial e temporal de comunidades bentônicas de ecossistemas recifais. Tem interesse em atividades de pesquisa e extensão que contribuam para o manejo e a conservação de áreas naturais, serviços ecossistêmicos e educação científica. Integra o Conselho fiscal do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1972. Graduou-se em Biologia Marinha pela California State University, Northridge, Califórnia, EUA, fez mestrado em Ciências Biológicas pela California State University, Northridge, Califórnia, EUA, e doutorado em Genética, pela UFRJ. Publicou mais de 40 artigos científicos indexados e capítulos de livro, editou um livro e é editora Associada do periódico Frontiers in Marine Science, no tema Coral Reef Research. Suas principais linhas de pesquisa são ecologia recifal, diversidade molecular de microorganismos associados a corais, conectividade marinha, sistemática molecular e genética marinha. É Professora Associada III, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da UFRJ, coordenadora do Laboratório de Biodiversidade de Cnidaria (LaBiCni) e integra o Conselho Fiscal do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1983. Graduou-se em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ. É doutor em Microbiologia pela UFRJ, com doutorado sanduíche na University of Groningen, Holanda. Foi professor adjunto da UFRJ/NUPEM entre 2016 e 2018 e atualmente é professor da UFF. Suas linhas de pesquisa são nas áreas de Microbiologia Marinha, Ecologia Microbiana Molecular, Biorremediação e Biotecnologia. Atua no Projeto Coral Vivo desde de 2010, foi um dos sócios fundadores do Instituto Coral Vivo e integra o Conselho Fiscal do Instituto.
Nasceu em Campinas, São Paulo, em 1986. Graduou-se em Biologia Marinha pela UNISANTA, fez mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica na FURG, e pós-doutorado no Centre Scientifique de Monaco (CSM), Mônaco. Atualmente faz seu segundo pós-doutorado no Smithsonian Tropical Research Institute, no Panamá. Tem experiência na área de ecofisiologia de organismos recifais, com ênfase nos efeitos de estressores de escala global e local em corais construtores de recifes. Iniciou sua atuação no projeto Coral Vivo como estagiária em 2009, desenvolveu seus projetos de mestrado e doutorado junto ao projeto, do qual é pesquisadora associada. Integra o Conselho Fiscal do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em 1968. É advogada pós-graduada em Propriedade Intelectual Latu Sensu pela PUC-Rio, com atuação especializada em direitos autorais, ênfase em assessoria jurídica a clientes pessoa física e jurídica, na elaboração de contratos envolvendo direitos de autor e imagem nas áreas de literatura, cinema, música, teatro, artes plásticas e acervos, públicos e privados. Presta consultoria a projetos culturais com demanda de políticas públicas de fomento e incentivo à cultura, através da análise de editais e elaboração de pareceres, clearence e contratos específicos. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1954. É graduada em Comunicação Visual pela PUC-RJ. Trabalhou na renomada PVDI – Programação Visual, Desenho Industrial, e em outras empresas privadas e públicas com desenvolvimento de projetos de identidade visual, sinalização, manuais normativos e relatórios anuais. Em 1989, criou a empresa Imagem Design e passou a dedicar-se à área editorial. Em 1995, junto com Bia Hetzel, fundou a Manati Produções Editoriais, editora especializada em literatura infantil e juvenil e livros de arte. Recebeu o prêmio de Melhor Projeto Editorial da FNLIJ pelo livro Uma alegria selvagem: a vida de Santos-Dumont. Foi júri do Prêmio Jabuti e membro do Conselho Curador da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade de São Paulo em 1988. É doutor em direito pela Universidade de Bremen, na Alemanha, e pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em direito também pela USP, com período sanduíche na Universidade de Munique, na Alemanha. Especialista em gerenciamento de áreas contaminadas pelo Centro Universitário Senac de São Paulo, onde leciona. Atualmente é professor do Centro Universitário da Fundação Santo André, em São Paulo, e graduando em química pela USP. Sócio de Cipriano Castilho Advocacia, é advogado militante na área ambiental com atuação consultiva e contenciosa para clientes nacionais em assuntos como regulação de produtos e de substâncias químicas, gestão de resíduos, gerenciamento de áreas contaminadas, recursos hídricos e áreas protegidas. Integra o conselho consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1996. É bacharel e mestrando em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (FD-USP) e pela Université Lumière Lyon 2 (França) e especialista em Direito Ambiental pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV). Sócio do escritório Cipriano Castilho Advocacia Ambiental, onde atua com demandas ambientais, no âmbito consultivo e contencioso. Realiza pesquisas sobre gestão de resíduos sólidos, créditos de logística reversa, créditos de carbono, saneamento, responsabilidade civil ambiental e mudanças climáticas. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Peabiru, Paraná, em 1964. Graduou-se em Oceanologia pela FURG, fez mestrado em Ciências Biológicas pela UFRGS, doutorado em Oceanologia na Université de l État à Liège, da Bélgica, e pós-doutorado pela McMaster University, do Canadá. É professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da FURG. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada, e realiza pesquisas na área de Adaptações Fisiológicas e Efeitos Fisiológicos de Poluentes em animais aquáticos. Tem uma robusta produção acadêmica, que inclui 268 artigos científicos em revistas especializadas, 16 capítulos de livros e um livro autoral. Atua no Projeto Coral Vivo desde setembro de 2011 e é membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1958. É biólogo marinho formado pela UFRJ, com doutorado em zoologia pela USP e professor titular aposentado do Museu Nacional/UFRJ. Publicou dezenas de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em divulgação científica e na área de políticas públicas. Participou do movimento para criação dos Parques Nacionais dos Abrolhos e de Fernando de Noronha, entre outras unidades de conservação. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Débora Pires, em 2003, atuando como Coordenador Geral por 14 anos (2003-2017). Foi um dos fundadores do Instituto Coral Vivo (2013). Atualmente é Coordenador de Planejamento do Projeto Coral Vivo e membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Santos, São Paulo, em 1972. É bacharel em Biologia, com mestrado em Ecologia e doutorado em Zoologia, todos pelo Instituto de Biociências da USP. Publicou mais de 50 artigos em periódicos científicos indexados, 3 livros e 12 capítulos de livros acadêmicos e de divulgação científica. É editor associado dos periódicos Biota Neotropica, Frontiers in Marine Science, Zookeys e Revista de Investigaciones Marinas (Cuba). É instrutor da National Association of Underwater Instructors. Foi docente da UFC de 2002 a 2014, na qual atuou no Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Suas principais linhas de pesquisa são Ecologia recifal, sistemática e biogeografia de organismos recifais e biologia de invertebrados bênticos. É Coordenador Regional de São Paulo do Projeto Coral Vivo, Membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo, Professor Associado do IOUSP, responsável pelo Laboratório de Biologia Recifal (BioRec) e Chefe do Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1958. É doutora em ciências biológicas e sempre focou suas atividades em zoologia marinha. É também professora titular aposentada do Museu Nacional/UFRJ. Publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em publicações de artigos e livros de divulgação científica e também em políticas públicas, destacando-se seu envolvimento na criação de várias unidades de conservação marinha. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Clovis Castro, em 2003, atuando em sua rede de pesquisas e como Coordenadora de Comunicação por 16 anos. Atualmente é Coordenadora de Criação e Produção do projeto, no qual faz também a consultoria científica de todas as publicações, e é membro do Conselho Curador do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1975. É bacharel em Ciências Biológicas pela UNIRIO, mestre em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ e o doutor em Ecologia do Instituto de Biologia/UFRJ. Foi Professor Visitante Estrangeiro do Museu Nacional/ UFRJ de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Oceanografia e Ecologia Aquática, com ênfase em interação entre os organismos e parâmetros ambientais. Atua no entendimento da distribuição e dinâmica populacional de organismos bentônicos e sua relação com fatores ambientais naturais e antropogênicos. Seu principal interesse tem sido a aplicação de estudos eco-fisiológicos na avaliação e monitoramento de impactos antrópicos de escala local e global em ambientes recifais e continentais. É pesquisador da Fundação COPPETEC, sediado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/ UFRJ), Presidente do Instituto Coral Vivo e membro do Comitê de Pesquisas do Projeto Coral Vivo.
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1986. É bacharel e doutor em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Publicou mais de 30 artigos científicos e capítulos de livros, e atuou como revisor para mais de 30 periódicos científicos indexados internacionais. Recebeu três prêmios de mérito científico, dois deles internacionais. Foi membro do corpo editorial do periódico Frontiers in Marine Science, no tema Coral Reef Research. Suas principais linhas de pesquisa são ecologia recifal; biologia molecular e genética de zooxantelas; desenvolvimento larval de organismos recifais; ecologia trófica de corais; e mudanças climáticas em recifes de corais. É Coordenador de Pesquisas do Projeto Coral Vivo, Vice-presidente do Instituto Coral Vivo, e Professor Doutor do IO-USP, responsável pelo Laboratório de Recifes de Corais e Mudanças Climáticas (LARC).
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1979. Graduou-se em Zootecnia pela UEM, fez mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (NUPELIA) pela mesma instituição, doutorado em Oceanografia pela UFPE e pós-doutorado pela UFRPE / Departamento de Pesca e Aquicultura, na área de ecologia trófica. Desenvolveu trabalhos experimentais com abordagens em comunidades, trabalhando desde as planícies alagadas até os ambientes estuarinos, sempre com ênfase em ecologia trófica (microcosmos). É chefe da Base de Pesquisa do Projeto Coral Vivo, na qual desenvolve atividades de monitoramento e pesquisa em ecossistemas coralíneos. Representa o Coral Vivo em conselhos gestores de Unidades de Conservação da Costa do Descobrimento, como os parques marinhos do Recife de Fora, Coroa Alta e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. É membro do Conselho Diretor do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Curitiba, Paraná, em 1982. Oceanógrafa, tem doutorado em oceanografia biológica e é especialista em zoologia. Desde o início de sua vida profissional atuou em projetos e cursos de ecologia e conservação marinha, com monitoramento ambiental, comunidades de pescadores e populações tradicionais, impactos antrópicos, estudos sobre o lixo marinho e manutenção de unidades de conservação marinhas. É Coordenadora Geral do Projeto Coral Vivo, desde 2017, e é membro do Conselho Diretor do Instituto Coral Vivo.
Nasceu em Brasília, em 1973. Formou-se bióloga pela UNICAMP e fez mestrado e doutorado no Museu Nacional – UFRJ. Trabalhou na implementação da base de pesquisa e visitação do Projeto Coral Vivo em Porto Seguro, Bahia. É professora do departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, onde tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão focados em compreender e informar sobre a dinâmica espacial e temporal de comunidades bentônicas de ecossistemas recifais. Tem interesse em atividades de pesquisa e extensão que contribuam para o manejo e a conservação de áreas naturais, serviços ecossistêmicos e educação científica. Integra o Conselho fiscal do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1972. Graduou-se em Biologia Marinha pela California State University, Northridge, Califórnia, EUA, fez mestrado em Ciências Biológicas pela California State University, Northridge, Califórnia, EUA, e doutorado em Genética, pela UFRJ. Publicou mais de 40 artigos científicos indexados e capítulos de livro, editou um livro e é editora Associada do periódico Frontiers in Marine Science, no tema Coral Reef Research. Suas principais linhas de pesquisa são ecologia recifal, diversidade molecular de microorganismos associados a corais, conectividade marinha, sistemática molecular e genética marinha. É Professora Associada III, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da UFRJ, coordenadora do Laboratório de Biodiversidade de Cnidaria (LaBiCni) e integra o Conselho Fiscal do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1983. Graduou-se em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ. É doutor em Microbiologia pela UFRJ, com doutorado sanduíche na University of Groningen, Holanda. Foi professor adjunto da UFRJ/NUPEM entre 2016 e 2018 e atualmente é professor da UFF. Suas linhas de pesquisa são nas áreas de Microbiologia Marinha, Ecologia Microbiana Molecular, Biorremediação e Biotecnologia. Atua no Projeto Coral Vivo desde de 2010, foi um dos sócios fundadores do Instituto Coral Vivo e integra o Conselho Fiscal do Instituto.
Nasceu em Campinas, São Paulo, em 1986. Graduou-se em Biologia Marinha pela UNISANTA, fez mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica na FURG, e pós-doutorado no Centre Scientifique de Monaco (CSM), Mônaco. Atualmente faz seu segundo pós-doutorado no Smithsonian Tropical Research Institute, no Panamá. Tem experiência na área de ecofisiologia de organismos recifais, com ênfase nos efeitos de estressores de escala global e local em corais construtores de recifes. Iniciou sua atuação no projeto Coral Vivo como estagiária em 2009, desenvolveu seus projetos de mestrado e doutorado junto ao projeto, do qual é pesquisadora associada. Integra o Conselho Fiscal do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em 1968. É advogada pós-graduada em Propriedade Intelectual Latu Sensu pela PUC-Rio, com atuação especializada em direitos autorais, ênfase em assessoria jurídica a clientes pessoa física e jurídica, na elaboração de contratos envolvendo direitos de autor e imagem nas áreas de literatura, cinema, música, teatro, artes plásticas e acervos, públicos e privados. Presta consultoria a projetos culturais com demanda de políticas públicas de fomento e incentivo à cultura, através da análise de editais e elaboração de pareceres, clearence e contratos específicos. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1954. É graduada em Comunicação Visual pela PUC-RJ. Trabalhou na renomada PVDI – Programação Visual, Desenho Industrial, e em outras empresas privadas e públicas com desenvolvimento de projetos de identidade visual, sinalização, manuais normativos e relatórios anuais. Em 1989, criou a empresa Imagem Design e passou a dedicar-se à área editorial. Em 1995, junto com Bia Hetzel, fundou a Manati Produções Editoriais, editora especializada em literatura infantil e juvenil e livros de arte. Recebeu o prêmio de Melhor Projeto Editorial da FNLIJ pelo livro Uma alegria selvagem: a vida de Santos-Dumont. Foi júri do Prêmio Jabuti e membro do Conselho Curador da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade de São Paulo em 1988. É doutor em direito pela Universidade de Bremen, na Alemanha, e pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em direito também pela USP, com período sanduíche na Universidade de Munique, na Alemanha. Especialista em gerenciamento de áreas contaminadas pelo Centro Universitário Senac de São Paulo, onde leciona. Atualmente é professor do Centro Universitário da Fundação Santo André, em São Paulo, e graduando em química pela USP. Sócio de Cipriano Castilho Advocacia, é advogado militante na área ambiental com atuação consultiva e contenciosa para clientes nacionais em assuntos como regulação de produtos e de substâncias químicas, gestão de resíduos, gerenciamento de áreas contaminadas, recursos hídricos e áreas protegidas. Integra o conselho consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nasceu na cidade de São Paulo, em 1996. É bacharel e mestrando em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (FD-USP) e pela Université Lumière Lyon 2 (França) e especialista em Direito Ambiental pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV). Sócio do escritório Cipriano Castilho Advocacia Ambiental, onde atua com demandas ambientais, no âmbito consultivo e contencioso. Realiza pesquisas sobre gestão de resíduos sólidos, créditos de logística reversa, créditos de carbono, saneamento, responsabilidade civil ambiental e mudanças climáticas. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Coral Vivo.
Nossos valores são a base sólida que sustenta todas as ações e decisões do instituto, guiando-nos sempre na busca por soluções sustentáveis e efetivas para os desafios que enfrentamos na sociedade e no planeta
Nossos valores são a base sólida que sustenta todas as ações e decisões do instituto,
guiando-nos sempre na busca por soluções sustentáveis e efetivas para os desafios que
enfrentamos na sociedade e no planeta
A conciliação entre a sustentabilidade socioambiental, a conservação de ambientes costeiros e marinhos, as culturas locais e o bem estar social
O respeito aos interesses das populações tradicionais, incluindo indígenas, ligadas aos ambientes costeiros e marinhos
O respeito aos direitos humanos
O repúdio aos preconceitos e discriminações de qualquer natureza, como os de raça, cor, gênero, orientação sexual, classe ou religião
A legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e a eficiência
O respeito à Constituição Federal Brasileira, à unidade e à soberania do Brasil
Pegue um atalho e vá para a página inicial do Instituto Coral Vivo
Conheça a equipe do Instituto Coral Vivo e descubra mais sobre quem somos e quais são as nossas atribuições
Saiba mais sobre as importantes parcerias que nos permitem realizar os nossos trabalhos de conservação marinha
Explore nossos projetos em andamento e conheça os projetos já realizados pelo Instituto Coral Vivo
Venha conhecer o Projeto Restinga em Prosa e descubra como estamos trabalhando para promover a conscientização ambiental
Descubra incríveis publicações e mergulhe na leitura com o Projeto Coral Vivo
Confira os editais disponíveis com várias vagas abertas e inscreva-se para a oportunidade que se encaixa no seu perfil.
Poema por poema, não são só as crianças que se apaixonam pela restinga, a casa de todos os ninhos. Os poemas e imagens desse livro atravessam o coração do leitor como o espinho mais delicado que a natureza já produziu, provocando levíssimas fisgadas de amor, alegria e empatia. A cada página nasce o respeito pela restinga. Quando o livro se fecha, abre-se um novo horizonte para a conservação desse patrimônio natural, e o leitor, onde quer que esteja, sente na pele e nos olhos o sol, o vento, o calor, a areia e o sal.
Poema por poema, não são só as crianças que se apaixonam pela restinga, a casa de todos os ninhos. Os poemas e imagens desse livro atravessam o coração do leitor como o espinho mais delicado que a natureza já produziu, provocando levíssimas fisgadas de amor, alegria e empatia. A cada página nasce o respeito pela restinga. Quando o livro se fecha, abre-se um novo horizonte para a conservação desse patrimônio natural, e o leitor, onde quer que esteja, sente na pele e nos olhos o sol, o vento, o calor, a areia e o sal.